Contato:

Rua Mato Grosso, 306 - Cj. 1413

Higienópolis - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2114-6464

Currículo

Fale Conosco

Para saber mais informações e/ou solicitar agendamento de consultas preencha o formulário abaixo:

Fale Conosco

Tratamento Tireoide Infantil

A tireóide é uma glândula, em forma de borboleta, localizada na região do pescoço e é responsável pela produção do hormônio tireoidiano, que desempenha importante papel no metabolismo e funcionamento de praticamente todos os sistemas e orgãos de nosso corpo.

Desta forma, é essencial que a tireóide esteja funcionando adequadamente, pois o aumento e a diminuição na quantidade de hormônio tireoidiano causará desequilíbrio no funcionamento do organismo, em especial, na criança, no que se refere ao seu crescimento e puberdade. Diante disto coloco algumas questões que acredito serem dúvidas de muitos pais e amigos da criança com distúrbio da tireóide.

O que é Tireóide?

A tireóide é uma glândula, em forma de borboleta, localizada na região do pescoço, logoa abaixo do chamado “pomo de adâo”. É responsável pela produção do hormônio tireoidiano, que desempenha importante papel no metabolismo e funcionamento de praticamente todos os sistemas e orgãos de nosso corpo. Desta forma, é essencial que a tireoide esteja funcionando adequadamente, pois o aumento ou diminuição na quantidade de hormônio tireoideano causará desequilíbrio no funcionamento do organismo.

O que é Hipotireoidismo?

Hipotireoidismo é uma condição resultante de uma diminuição de hormônios tireoidianos, resultando em uma desaceleração generalizada do metabolismo corporal.
Acontece com uma frequência até 10 vezes maior em mulheres que em homens.

Hipotireoidismo engorda?

Mito: Embora o ganho de peso seja uma das manifestações clínicas do hipotireoidismo, existem muitos pacientes portadores da disfunção da tireoide que não apresentam esta queixa. Quando ocorre, o ganho de peso é pequeno, de cerca de 2Kg e o tratamento reverte totalmente este efeito do hipotireoidismo.

Hipotireoidismo causa depressão?

Verdade: Metade dos pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas depressivos e até mesmo depressão e um terço dos pacientes com depressão têm hipotireoidismo. Os hormônios tireoidianos agem nos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico que são importantes para o humor, assim como em várias áreas do cérebro, sendo importante para memória, raciocínio, libido, sono-vigília entre outros. Portanto pacientes com hipotireoidismo devem ser avaliados quanto à alteração de humor e pacientes com depressão devem ter a função tireoidiana avaliada.

Alimentação ajuda na redução dos sintomas do hipotireoidismo?

Verdade: Existem alimentos e nutrientes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida para os pacientes de hipotireoidismo e também alguns que devem ser evitados. O consumo excessivo de sal, por exemplo, pode ser nocivo porque o sal de cozinha é iodado por força de lei com o intuito de prevenir o déficit de iodo. O excesso de sal pode prejudicar a tireoide. Uma dieta saudável para pacientes com hipotireoidismo inclui grãos integrais, alimentos naturais, castanhas, abundância de frutas e vegetais e uma boa oferta de proteínas magras. Importante lembrar que, no hipotireoidismo, a boa alimentação deve ser sempre associada ao tratamento clínico.

Quando suspeitar de Hipotireoidismo?

Caso a criança e/ou a adolescente esteja apresentando os sequintes sintomas, deve-se procurar o atendimento do endocrinologista pediátrico:

  1. Fadiga, sensação de cansaço e fraqueza muscular.
  2. Caimbras musculares
  3. Baixa estatura (comprometimento de crescimento estatural em crianças).
  4. Indisposição, dificuldade de concentração, diminuição do raciocínio, déficit de memória, depressão.
  5. Queda de cabelos
  6. Unhas fracas e quebradiças.
  7. Mais sensibilidade ao frio.
  8. Prisão de ventre.
  9. Diminuição dos batimentos cardíacos(chamado de bradicardia).
  10. Pele seca, áspera e fria.
  11. Aumento do tamanho da tireóide.
  12. Alteração menstrual.
  13. Aumento do colesterol.

Como confirmar a suspeita de hipotireoidismo?

Através de dosagem no sangue de TSH e de T4 Livre.

Como é feito o tratamento do Hipotireoidismo?

O tratamento do hipotireoidismo é feito com o uso diário de levotiroxina, na quantidade prescrita pelo médico. E os comprimidos são em microgramas, variando de 25 a 200, e não em miligramas como a maioria dos medicamentos. Por isso, a levotiroxina não deve ser feita por manipulação, pois a chance de erro é grande.

Para reproduzir o funcionamento normal da tireoide, a levotiroxina deve ser tomada todos os dias, em jejum (no mínimo meia hora antes do café da manhã), para que a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino.

Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de TSH dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.

As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médicos e pacientes. Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente. O diagnóstico de qualquer doença só pode ser realizado por um profissional de saúde. Somente o profissional de saúde pode ajudá-lo a decidir pela melhor opção de tratamento. Em caso de dúvidas, favor contatar Dra. Renata Atihe através do e-mail endocrinoinfantil@terra.com.br

Atendimento

Segunda a Sexta:
Período da tarde e da noite
Sábado:
Horário integral
a partir das 9h da manhã

Artigos Recentes