Contato:

Rua Mato Grosso, 306 - Cj. 1413

Higienópolis - São Paulo - SP

Telefone: (11) 2114-6464

Currículo

Fale Conosco

Para saber mais informações e/ou solicitar agendamento de consultas preencha o formulário abaixo:

Fale Conosco

Puberdade Precoce – Puberdade Atrasada

A puberdade é um período muito especial pois representa uma transição entre a infância e a vida adulta, no qual ocorrem o aparecimento dos caracteres sexuais, o estirão do crescimento, acompanhado de modificações psicológicas. Diante de tantas modificações , o  início da puberdade muitas vezes é motivo de angústia e preocupação para os pais. Sinais de puberdade em idade precoce (antes dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos) devem sempre ser avaliados por um endocrinologista pediátrico.

Diante disto coloco algumas questões que acredito serem dúvidas de muitos pais e amigos das crianças e adolescentes.

Com quantos anos é normal iniciar a puberdade?

Classicamente, o início da puberdade deve ocorrer entre 8 e 13 anos, nas meninas, e no período que vai dos 9 aos 14 anos, nos meninos.

Quando é considerado puberdade atrasada?

Puberdade Atrasada é o início do desenvolvimento de mamas ou pelos após os 14 anos na menina e de pêlos ou dos testículos após os 16 anos nos meninos. No caso de uma Puberdade Atrasada, o organismo estará perdendo tempo para o fortalecimento dos ossos, já que a puberdade é a fase da mulher em que ela ganha mais massa óssea. Por isso, o tratamento é fundamental, prevenindo também a osteoporose no futuro.

Quando é considerado Puberdade Precoce?

Puberdades que se iniciem, em meninas menores de 6 anos ou em meninos menores do que 7 ou 8 anos, são consideradas muito precoces, requerendo investigação e, freqüentemente, tratamento. Na idade compreendida entre 6 e 8 anos (meninas) e 7 e 9 anos (meninos), considera-se um período limítrofe, no qual a avaliação clínica do ritmo de desenvolvimento puberal irá definir a necessidade de investigação laboratorial ou eventual tratamento.

Quais são os tipos de puberdade precoce?

A puberdade precoce central ocorre quando há uma alteração na secreção do hormônio liberador das gonadotrofinas (GnRH), que é produzido em uma região específica do cérebro, o hipotálamo, levando assim a uma ativação o eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gônadas.

Na puberdade de origem periférica, por sua vez, não há alteração do eixo hipofisário, mas um aumento dos níveis de estrogênio ou testosterona, que atuam diretamente estimulando as gônadas.

Pode haver alteração da altura final da menina se ela menstruar precocemente?

No Brasil a idade mediana para a ocorrência da primeira menstruação é de 12,6 anos. Quando a menina apresenta a sua primeira menstruação, ela já alcançou 95,5% da estatura final.

Geralmente crescem ainda por mais 3 a 5 anos, em média mais 6 a 7 cm. A cartilagem de crescimento começa a fechar com a idade óssea de 14 anos na menina. Portanto nas meninas com quadro de puberdade precoce, sem tratamento, haverá um sério prejuízo da altura final destas crianças.

Como é feito o tratamento da puberdade precoce?

Quando a puberdade for realmente precoce ,a investigação da causa do processo, bem como do mecanismo pelo qual o evento puberal foi ativado, são essenciais para a correta escolha do tratamento.

Em casos de puberdade precoce central, o melhor meio é através de bloqueio hormonal. As medicações mais utilizadas são denominadas análogos de GnRH, que tem como finalidade a regressão e a estabilização puberal. Esta medicação é injetável, intramuscular, aplicada tradicionalmente de modo mensal. A duração do tratamento é determinada por vários fatores, mas geralmente deve ser mantido até 12 a 13 anos de idade óssea, sempre com acompanhamento médico.

Já o tratamento da puberdade precoce periférica é dependente da causa, e pode ser a retirada do tumor, em alguns casos específicos. O diagnóstico para esta alteração hormonal é realizado através da história clínica, exame físico e exames complementares do paciente. Entre os exames complementares são feitos os hormonais e os exames de imagens como: radiografia de idade óssea, ultrassonografia, tomografia e ressonância nuclear magnética de crânio. É importante especificar que o diagnóstico é individualizado, e o tratamento direcionado de acordo com cada caso.

O tratamento é fundamental para evitar transtornos psicológicos e de comportamento associados a esse desenvolvimento sexual, inclusive gravidez precoce. Além disso, o tratamento também melhora a altura final, pois na puberdade precoce há uma maturação óssea acelerada que geralmente leva a baixa estatura.

As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre médicos e pacientes. Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características exclusivas de cada paciente. O diagnóstico de qualquer doença só pode ser realizado por um profissional de saúde. Somente o profissional de saúde pode ajudá-lo a decidir pela melhor opção de tratamento. Em caso de dúvidas, favor contatar Dra. Renata Atihe através do e-mail endocrinoinfantil@terra.com.br

Atendimento

Segunda a Sexta:
Período da tarde e da noite
Sábado:
Horário integral
a partir das 9h da manhã

Artigos Recentes